Educação

Sorriso: prefeitura implanta escola em tempo integral

A prefeitura de Sorriso anunciou a implantação definitiva do ensino em tempo integral na Escola Municipal Professora Geni Terezinha Forgiarini, no bairro União. A unidade conta atualmente com 106 alunos do maternal I ao 4º ano do ensino fundamental.

O novo método foi desenvolvido na escola durante todo este ano, de forma experimental e ontem, foi anunciada a adoção do sistema. Também foi entregue o novo laboratório de informática, como parte dos ajustes necessários para a implantação do ensino em período integral.

Segundo a assessoria do município, também foi necessária a capacitação dos profissionais da educação infantil e ensino fundamental, desde sua fase de implantação. “Sentamos com a secretária e implantamos o programa revitalização nesta escola, com toda a reforma e entrega do laboratório de informática e hoje, comemoramos a implantação do tempo integral, sendo a primeira escola municipal a receber este método”, declarou o prefeito Ari Lafin.

Os docentes e discentes estão atuando por 7 horas, com alimentação adequada, aulas regulares e oficinas voltadas à educação, esporte e cultura.

“A aceitação positiva veio principalmente dos pais, pois, um dos objetivos da escola integral é deixar as crianças fora da rua. Elas estudam no período da manhã com horário normal, depois elas almoçam, tem o período de descanso de 40 minutos, e na parte da tarde, todas participam das oficinas, com aulas de judô, capoeira e futsal. Para as crianças que precisam de aula de apoio, disponibilizamos as aulas de matemática e português, então fazem o revezamento de aulas, juntamente com as oficinas de esportes. Com isso, as mães também tem a oportunidade de um emprego em horário integral”, explicou a diretora Devani Ferreira.

A prefeitura de Sorriso, através da secretaria de Educação e Cultura, estuda a viabilidade da implantação da educação integral na escola Matilde Luiza Zanatta Gomes, localizada no assentamento Jonas Pinheiro e Maria Tereza Paloschi, que fica na comunidade Morocó.