Política

Assembleia faz audiência 5ª para debater se feriado estadual deve ser revogado

A Assembleia marcou para a próxima quinta-feira (13) audiência pública para debater sobre a proposta de suspender o feriado do Dia de Consciência Negra no Estado, que é em 20 de novembro, em todos os municípios mato-grossenses. Alguns parlamentares querem mudar a lei para derrubar o feriado.

A proposta feita pelas lideranças partidárias na Assembleia Legislativa divide opiniões entre ativistas do movimento negro, favoráveis à manutenção do feriado e o empresariado que é contrário e apoia a revogação.

Comemorado há mais de 30 anos por ativistas, o feriado é celebrado em mais de mil cidades brasileiras, incluída em 2003 no calendário escolar nacional, mas somente em 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Em outubro de 2017 a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que pretende tornar 20 de Novembro um feriado nacional. Mas ainda precisa ser votado no plenário da Câmara.

Novembro tem 3 feriados em Mato Grosso ( 2, 15 e 20) e muitas empresas acabam trabalhando no dia 20 de novembro por conta da proximidade com o feriado nacional.