quinta-feira, 18 abril 2024

Carreta da saúde detecta mais de 300 novos casos de hanseníase em dois meses em MT

Date:

A Secretaria de Estado de Saúde divulgou o relatório sobre o Projeto RodaHans – Carreta da Saúde – Hanseníase realizado em 18 municípios no período de 27 de agosto a 19 de outubro. De acordo com o documento, nesse período foram identificados 317 casos novos da hanseníase, sendo 10 entre menores de 15 anos de idade.

Em Mato Grosso, no ano de 2017, a taxa de detecção foi de 105 a cada 100 mil habitantes com registro de 3.477 casos novos da doença. Neste mesmo ano, foram registrados 184 casos de hanseníase na população menor de 15 anos, apresentando taxa de detecção de 22 a cada 100 mil habitantes.

Neste ano, o Ministério da Saúde, em parceria com a ong Dahw idealizou o Projeto RodaHans, que concilia a capacitação dos profissionais da atenção primária à saúde, visando aumentar a percepção diagnóstica de novos casos da doença.

O estado foi contemplado com três momentos de capacitação do projeto RodaHans, que foram ofertadas às regiões com maior número de municípios que aderiram à estratégia da carreta como Pontes e Lacerda, Alta Floresta e Água Boa. Nas demais regiões a estratégia foi replicada por meio de uma articulação entre a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso, Escritórios Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde, tendo com facilitadores profissionais que atuam como referência para hanseníase nestas regiões.

O projeto foi realizado por 1.037 especialistas colaboradores.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...