Política

Sinop: prefeitura articula mais prazo com ministério para construir centro esportivo

A prefeitura está articulando uma ampliação no prazo do convênio com o Ministério do Esporte para construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no residencial Sabrina. O contrato com a empreiteira, assinado em 2016, foi rescindido recentemente por descumprimento de cláusulas, conforme o secretário de Governo, José Pedro Serafini. “A empresa não conseguiu cumprir o cronograma e atrasou comprometedoramente o convênio”, disse, ao Só Notícias.

De acordo com Serafini, o descumprimento do prazo pode acarretar na perda dos recursos para construção do CIE. “Há esta possibilidade, mas acredito que não deve acontecer. Já estamos solicitando a prorrogação do prazo junto ao Ministério do Esporte e esperando esta posição para deflagrar novo procedimento licitatório. Caso o ministério decida não repassar o dinheiro mais, a prefeita pretende finalizar a obra de outra maneira, mas não com o projeto inicial”.

As obras do CIE começaram em 2016 e deveriam ter sido concluídas no ano seguinte. A empreiteira que venceu a licitação, com proposta de R$ 4,1 milhões, chegou a iniciar a construção, tendo recebido aproximadamente R$ 1 milhão. Os recursos para construção são do governo federal, com contrapartida da prefeitura.

Com mais de 3,7 mil metros de área, o projeto inicial do centro prevê ginásio poliesportivo, arquibancada para 177 lugares, além da área de apoio (administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia, sanitário público) e toda estrutura para prática de atletismo.

Depois de concluído, será voltado à prática de atividades olímpicas como esgrima, ginástica, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginásticas, badminton, tênis de mesa, vôlei de quadra, basquetebol, ginástica artística e atletismo. Também contemplará espaços destinados a esportes paralímpicos como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e goabal.