sexta-feira, 26 abril 2024

Elaboração de cartas cartográficas do aeroporto de Sinop deve ser feita ainda este ano, diz secretária

Date:

A secretária municipal de Finanças e Orçamento, Ivete Malmann disse, em entrevista, ao Só Notícias, que a próxima etapa de avaliação dos equipamentos no aeroporto municipal presidente João Batista Figueiredo, para ter maior estrutura e segurança, dependerá da elaboração das cartas cartográficas de Rotas de Navegação Área (Rnav)- (Random Navigation, em inglês). O documento é elaborado pelo Instituto de Cartografia Aérea (ICA), no Rio de Janeiro. A previsão é que o relatório seja concluindo ainda este mês.

“Nós já tivemos uma vistoria técnica da equipe de Instrução do Comando da Aeronáutica, que também já avaliou os Indicadores de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPIs). Agora, eles estão aguardando o voo de vistoria do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), que é feito com uma aeronave com equipamentos para aferição. Pretendemos finalizar essa elaboração do Rnv para quando tivermos a avaliação do Grupo Especial de Inspeção em Voo, também já faça a aferição do PAPI.  A previsão é que isso ocorra ainda este mês. Não temos a confirmação do voo do Geiv. Nós temos um período de espera que já está acontecendo no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro”.

O primeiro equipamento a ser homologado no aeroporto sinopense foi a da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), que ocorreu através do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de Manaus. Eles vistoriaram a unidade e concluíram o relatório final aprovando o funcionamento na EPTA, no último dia 30. 

Com estes equipamentos, aumenta a segurança durante pousos e decolagens de aeronaves também no período chuvoso e a expectativa é reduzir o número de cancelamentos de voos durantes dias com clima adverso. Além dos equipamentos, a unidade também recebe melhorias na cerca operacional (ao redor da pista) de 5,2 mil metros, com investimentos de R$ 163 mil do governo estadual em materiais. É previsto aumento da pista de 1.600 para 2.300 para receber aeronaves maiores.

A prefeitura e Unesin (União das Entidades de Sinop) estão trabalhando, desde o início do ano, com apoio de uma consultoria, para atender as diversas exigências da Aeronáutica para regularizar inúmeras pendências burocráticas para homologar equipamentos. Além de arrecadar dinheiro para custear o trabalho dos profissionais que buscaram atender as exigências técnicas, a Unesin também conseguiu um trator com roçadeira para manter sempre limpa a área operacional entre outras. 

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...