sexta-feira, 19 abril 2024

Chuvas já causaram prejuízos de mais de R$ 700 mil no Nortão, diz Defesa Civil

Date:

O assistente técnico da Defesa Civil, Aldo Santos, disse, ao Só Notícias, que as chuvas dos últimos dias já causaram prejuízos em Nova Bandeirantes (521 quilômetros de Sinop). Alguns acessos dos moradores ao município foram comprometidos após os rios transbordarem na região. “Estamos tentando normalizar a situação. Há um relatório de obras e as ações realizadas já chegam aos R$ 780 mil, mas ainda estamos levantando os pontos (danificados). Até o momento foram nove, mas existem outros. Já percorremos cerca de 350 quilômetros de estradas vicinais, no setor rural do município”.

No último sábado, as fortes chuvas transbordaram diversos rios e a água passou por cima das pontes. Com isso, causou prejuízos com desmoronamento de aterros e os acessos dos moradores até a cidade estão parcialmente interditados.

Há cerca de 17 dias, conforme Só Notícias informou em primeira mão, a ponte de madeira sobre o rio Turvo, na MT-208, foi levada pela correnteza e os veículos estão passando por um desvio que aumenta o trajeto em ao menos 16 quilômetros. “Esse desvio foi necessário para garantir o acesso dos moradores de Nova Bandeirantes até Alta Floresta. “A rodovia é a principal via de acesso. A ponte de madeira foi levada pela forte correnteza e, com isso, a passagem foi interditada. Ao lado dela está sendo construída uma de concreto”, explicou Santos, anteriormente.

O aumento expressivo do fluxo de carros está formando atoleiros pelo desvio. “Caminhões e carretas carregados não passam. O desvio é uma estrada vicinal do município que não está preparada para um fluxo grande de veículos. A chuva não para e quando ocorre uma estiagem os maquinários fazem trabalhos paliativos para melhorar um pouco a trafegabilidade”.

Em Nova Ubiratã (168 km de Sinop) o excesso de chuva também causou danos em estradas e os maquinários da prefeitura estão fazendo ações emergenciais de recuperação e manutenção em pelo menos 80 quilômetros de estradas. Os trechos considerados críticos estão localizados nos distritos de Entre Rios, Piratininga e Santo Antônio do Rio Bonito, localizados a 150, 90 e 60 quilômetros do perímetro urbano da cidade, respectivamente.

O objetivos das obras emergenciais é minimizar os danos causados pelas fortes chuvas que caíram na região norte do Estado. Entre as cidades afetadas estão Feliz Natal, Vera, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Ubiratã, onde choveu o equivalente a 490 milímetros, no mês passado, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (IMET). O número representa o dobro de chuva prevista para o mês e praticamente o triplo do que foi registrado no ano passado.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...