Economia

Preço do carro zero cai pela sétima vez consecutiva

O preço do carro zero quilômetro diminuiu 0,14% em abril, na comparação com o mês anterior, de acordo com pesquisa da Agência AutoInforme realizada com base na cotação da Molicar. Essa foi a sétima queda mensal consecutiva, depois das de outubro (-0,23%), novembro (-0,17%), dezembro (-4,2%), janeiro (-0,29%), fevereiro (-0,57%) e março (-0,19%). No ano, o preço já caiu 0,9%.

Os preços apurados são os praticados no mercado e não os divulgados pelas montadoras, que são apenas uma referência ao consumidor, já que muitos carros são vendidos abaixo ou acima da tabela. No quarto mês do ano, os destaques de queda entre as montadoras ficaram com a Volvo (-9,93%), seguida pela Hyundai (-6,93%) e Subaru (-4,97%).

É importante ressaltar que, com a prorrogação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até 30 de junho, a tendência é de novas quedas, ou pelo menos, a manutenção dos preços nos próximos meses. Porém, neste mês, os maiores descontos foram encontrados em carros de luxo, sendo que muitos não estão incluídos no benefício do IPI reduzido, por terem mais de 2.000 cilindradas.