sexta-feira, 19 abril 2024

Oportunidades de negócios em Angola serão apresentadas a empresários de MT

Date:

A Apex-Brasil tem Angola como um dos países-alvo de suas ações de promoção de exportações e realizou um estudo inédito sobre ‘Oportunidades de Negócios em Angola’, que será apresentado aos empresários de Cuiabá e Rondonópolis. Os resultados serão detalhados durante seminários realizados nos dias 27 e 28 de maio, em parceria com o Sistema Federação das Indústrias no Estado do Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-MT).
 
Localizada no sudoeste do continente africano, Angola enfrentou quase 30 anos de guerra civil e passa por reconstrução desde 2002, quando o governo passou a investir os recursos das vendas de petróleo em áreas como energia elétrica, saúde, transportes e educação, além de atrair capital privado. Os empresários brasileiros souberam aproveitar as oportunidades surgidas nesse ambiente, fazendo com que as vendas para esse mercado alcançassem quase US$ 2 bilhões em 2008, sendo mais de 80% em produtos industrializados.
 
Com isto, Angola passou a ocupar a 24ª posição entre os destinos das exportações brasileiras, à frente de países como Canadá, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Austrália e Índia. Já as exportações cresceram 62% entre 2007 e 2008, fazendo com que a corrente de comércio entre os dois países (exportações mais importações) praticamente duplicasse nesse período, atingindo US$ 4,2 bilhões.
 
A relação comercial entre Mato Grosso e Angola também apresenta crescimento. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2007 o Estado exportou ao país U$ 8 milhões. Já em 2008 esse número subiu para mais de U$ 20 milhões, registrando um crescimento de 157%. Os produtos mais exportados foram carne bovina, de aves e suína; milho, óleo de soja e madeira. “Conhecer melhor esse mercado é garantia de aumentar ainda mais a pauta de exportações de Mato Grosso”, ressalta o diretor da Fiemt, Gustavo de Oliveira.
 
O estudo da Apex-Brasil detalha características regionais, trâmites aduaneiros e logísticos, importações angolanas, comércio Brasil-Angola, setores com potencial de venda para o país, estratégias de entrada no mercado, entre outros. Os empresários também poderão conhecer um panorama das relações comerciais Brasil-África, com destaque para os mercados mais promissores para a atuação brasileira. O evento vai ainda disponibilizar informações sobre o Projeto Tradings, desenvolvido pela Apex-Brasil, que realizará uma missão de negócios à África em junho.
 
Agenda
 
Rondonópolis
Data: 27 de maio
Horário: 18h30 às 21h
Local: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) – Rua 13 de Maio, 416 – 1º andar Centro – Rondonópolis-MT
 
Cuiabá
Data: 28 de maio
Horário: 18h30 às 21h
Local: FIEMT – Av. Hist. Rubens de Mendonça 4.193, Bosque da Saúde

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...