Economia

Licença para obras de ferrovia até Rondonópolis será entregue 2ª

A entrega da licença de instalação do trecho da ferrovia entre Alto Araguaia e Mineirinho (município de Rondonópolis), que permitirá a retomada das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, será feita na segunda-feira, às 14h. A solenidade contará com a presença do governador Blairo Maggi, do presidente da América Latina Logística (ALL), Bernardo Hees, e do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco.
 
A primeira etapa da ferrovia compreende a construção de 205 km até a cidade de Rondonópolis, com o valor estimado em R$ 700 milhões. Desse total, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deverá financiar 85%. O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, o vereador de Cuiabá, Francisco Vuolo, informa que até 2010 os trilhos devem estar em Rondonópolis, como está expresso no termo aditivo assinado em 29 de abril de 2008 que fixou prazos à ALL. “Depois, ainda temos mais 210 quilômetros que compreende a definição do traçado e dos estudos ambientais até Cuiabá”, ressalta ele.
O evento será promovido na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), informa a assessoria.