sexta-feira, 26 abril 2024

Franceses buscam conhecimentos sobre os consórcios intermunicipais em Mato Grosso

Date:

Pesquisadores e técnicos da Ong francesa CIRAD – Departamento Florestas (Centre de Coopération Internationale de Recherche Agronomique pour le Développement), estiveram reunidos, ontem, com superintendentes e coordenadores das cadeias produtivas do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional da Secretaria Extraordinária de Projetos Estratégicos (Sepe). A entidade está instalada há mais de dois anos no Portal da Amazônia, que compreende 13 municípios mato-grossenses.

O CIRAD é um órgão público francês que trabalha com pesquisas internacionais nas áreas de agricultura e floresta. Em Cuiabá, os pesquisadores vieram conhecer de perto as particularidades dos 15 Consórcios Intermunicipais que atuam em Mato Grosso. De fato, foram apresentadas a filosofia e as propostas do Programa de Desenvolvimento Regional – MT Regional.

O órgão francês possui representação permanente no Brasil com vários pesquisadores. Já atuou em vários projetos de cooperação técnica no Brasil e possui notadamente uma parceria com a Embrapa desde a década de 80. A entidade francesa participou do zoneamento ecológico do Nordeste no fim dos anos 80. Segundo uma liderança do órgão, a preocupação da entidade está ligada às políticas direcionadas à natureza e ao desenvolvimento sustentável dos pequenos produtores.

Foram divulgadas ações do MT Regional para 2009 juntamente com as parcerias já existentes, que são as empresas âncoras além de futuros parceiros. De fato, foi discutida a criação de planos de desenvolvimento regional junto aos Consórcios Intermunicipais.

No Portal da Amazônia, o CIRAD possui um papel técnico com a participação de peritos e pesquisadores internacionais em áreas de manejo florestal e outras culturas, visando o desenvolvimento econômico da região. O projeto recebe apoio da Embrapa e conta com o apoio técnico do MT Regional além de outras entidades do terceiro setor.

 

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...