sexta-feira, 29 março 2024

Colheita da soja começa em Mato Grosso com previsão de safra menor

Date:

Mato Grosso, que deve responder por 27% da safra de soja do Brasil em 2017/18, já começou a colheita das primeiras áreas da oleaginosa, que apontam para boas produtividades iniciais, disse nesta sexta-feira o presidente da Associação de Produtores de Milho e Soja (Aprosoja-MT), Antônio Galvan.

Mas o rendimento agrícola das primeiras lavouras colhidas no Brasil em 2017/18, em áreas dos municípios mato-grossense de Sinop (Médio-Norte), Sapezal (Oeste) e Primavera do Leste (Sudeste), provavelmente não se repetirá nas tardias, após atraso no plantio, devido a questões climáticas e de doenças, como as causadas pelo fungo da ferrugem.

“Tem muito pouco colheita, uma ou outra lavourinha, de quem arriscou em áreas que choveu em setembro, ou em áreas de pivô (de irrigação)… em Primavera e Sapezal. Pouco coisa colhida ao redor de Sinop…”, declarou Galvan, em entrevista à agência de notícias Reuters.

Contudo, os trabalhos no principal Estado produtor de soja do Brasil, maior exportador global do produto, estão atrasados ante a temporada passada. “Atrasou muito o plantio nesta safra, na passada já tinha muita gente colhendo nesta época, 2016/17 foi melhor de chuva e começou a chover cedo e não parou. Mas na próxima semana vamos ter diversas lavouras sendo colhidas, e vai dar para ter ideia do que está produzindo”, acrescentou.

Galvan, que assumiu a presidência da Aprosoja-MT neste mês, mora em Sinop e planta cerca de 3,5 mil hectares de soja nos municípios vizinhos de Vera e Santa Carmem, integrantes de uma das maiores regiões produtoras do Estado, o Médio-Norte.

Ele ponderou que as lavouras prontas para colheita estão “aparentemente” em condições adequadas, mas isso não significa que a safra como um todo está melhor que a do ano passado. “As primeiras lavouras estão muito boas, se vai resultar em produtividade, eu não sei”, comentou.

Ele lembrou que o atraso no plantio este ano deverá evitar que o Estado tenha uma nova safra recorde em 2017/18, após uma colheita com condições excelentes na temporada anterior.

O Ministério da Agricultura estima a safra de Mato Grosso em 30,1 milhões de toneladas, ante 30,5 milhões em 2016/17, enquanto a safra nacional está projetada em 109 milhões de toneladas, ante 114 milhões no ciclo passado. Uma pesquisa da Reuters com analistas privados e instituições apontou uma produção média de 110,2 milhões de toneladas.

Mas na avaliação de Galvan os números de Mato Grosso deverão ser revisados para baixo, ainda por efeito do atraso no plantio. “Houve muita área que ficou sem plantar e plantou algodão, muita gente ‘matou’ lavouras de soja, desistiu da soja, que ficou mal germinada, para plantar o algodão, nada significativo, mas acreditamos que devemos ter redução da área (projetada), concluiu.

Além disso, ele ressalta que normalmente a soja plantada mais tarde produz menos por questões climáticas, o que aconteceu em maior medida nesta safra. “Plantou muita soja em novembro, assim as últimas lavouras colhidas vai cair muito a média da produtividade, e a safra passada não teve problema, Mato Grosso acabou o plantio em outubro, e este ano, acredito, tivemos 50 por cento do plantio em novembro.”

Segundo ele, as lavouras plantadas mais tarde ficam mais sujeitas a infestações de ferrugem da soja, o que reduz a produtividade, se o controle não for feito adequadamente, e eleva custos. “A doença consegue derrubar a produtividade, a doença é um fator, mas tem o clima mesmo”, disse Galvan.

A menor produtividade é mais um problema que o agricultor de Mato Grosso terá de lidar em 2017/18, uma safra que deverá ter custos maiores, puxados principalmente por preços do diesel, usado tanto no manejo das lavouras como no transporte da safra. “O combustível subiu o preço, o defensivo subiu muito… aumento de combustível eleva tudo, eleva o frete… Isso tira (desconta) do preço do produto (soja), a turma está reclamando”.

Na média Brasil, o preço do diesel vendido nos postos aumentou quase 10 por cento em 2017 ante 2016, segundo pesquisa da agência reguladora do petróleo ANP divulgada na véspera.

As informações são da Reuters.

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Burberry is the First Brand to get an Apple Music Channel Line

Find people with high expectations and a low tolerance...

For Composer Drew Silva, Music is all About Embracing Life

Find people with high expectations and a low tolerance...

Pixar Brings it’s Animated Movies to Life with Studio Music

Find people with high expectations and a low tolerance...

Concert Shows Will Stream on Netflix, Amazon and Hulu this Year

Find people with high expectations and a low tolerance...